O que contém a sua água?

Água Mineral Natural:
É a água obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. É caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes considerando as flutuações naturais. “

Ou seja, é uma água extraída diretamente da fonte (subterrânea ou de superfície) que naturalmente possui sais minerais presentes em sua composição. Para se considerada uma água mineral natural os sais minerais não podem ser adicionados artificialmente. Para uma água ser classificada como água mineral natural ela precisa passar por uma série de testes realizados pela ANVISA e outros órgãos de fiscalização que comprovem a quantidade mínima de sais minerais contidos na água, bem como limites máximos para substâncias que podem ser nocivas ao ser humano como Cianeto, Chumbo, Arsênio etc… Para ser aprovada para envase no Brasil, é obrigatório que a água mineral natural extraída de uma fonte passe por um período de testes mínimo de 2 anos. Esse período de testes e observação garante que a composição da água não contenha substâncias nocivas acima dos limites estabelecidos pela ANVISA e que realmente contenha quantidade mínimas dos benéficos sais minerais encontrados na fonte para que possa realmente ser classificada com Água Mineral Natural. Ou a verdadeira Água Mineral como conhecemos.

Quanta água eu devo beber?

Todos nós sabemos – ou deveríamos saber – que beber água é fundamental para a nossa vida. Contudo, a quantidade da nossa hidratação ainda é motivo de dúvidas frequentes e, claro, crenças de senso comum. A maioria diz que, no mínimo, são necessários oito copos diários do líquido, mas, será que é realmente verdade? O fato é que, até nisso, o equilíbrio é a chave do nosso organismo!

Principalmente nos dias mais quentes, é importante tomar líquidos ao longo do dia, sempre um pouco por vez, para não ficar muitas horas sem se hidratar. No verão, por exemplo, quando perdemos muito líquido através do suor, devemos procurar ingerir a bebida de hora em hora, mesmo sem, necessariamente, sentirmos sede. A nutricionista Sara Bortoluz ensina como calcular a quantidade adequada de água para cada pessoa:

“Ter que beber água 8 vezes por dia é um mito. A quantidade de água que deve ser consumida no dia é individual. O cálculo feito é 35ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada um. Por exemplo: Uma pessoa de 45kg deve tomar 1,5 litros de água (7-8 copos/dia) e uma pessoa de 80kg deve tomar 2,8 litros de água (14 copos/dia). Lembrando que a água não pode ser substituída por outros líquidos como chás, sucos, refrigerantes, etc”.

Existem casos em que esses valores variam, segundo a nutricionista Adriana Ávila: “No caso dos idosos esse valor varia de 20 a 30 ml por kg de peso de acordo com o grau de funcionamento dos rins. Essa quantidade poderá ser ampliada se a pessoa transpirar bastante ou tiver episódios de diarreia e/ou vômito, o que aumenta a perda de líquidos”.